Apple Dicas

Como corrigir interferências Wi-Fi e Bluetooth em um Mac

Escrito por Grupo Xfone
Se o seu Mac está lutando para manter uma conexão Wi-Fi ou Bluetooth estável, pode ser por causa da interferência sem fio. O bom é que existem muitas coisas diferentes que você pode fazer para eliminar esse problema.
Neste guia, detalharemos como você pode identificar interferências sem fio e algumas das etapas que você pode seguir para evitar que isso cause problemas no futuro. As dicas também podem ser úteis para dispositivos iOS.
A interferência sem fio pode ser extremamente frustrante, porque geralmente não é imediatamente óbvio o que a causa. Eliminar completamente o problema pode ser complicado e demorado – mas não deixe que isso o afaste.
A frustração causada pela erradicação da interferência não é tão ruim quanto você experimentará se a adiar e viver com conexões sem fio irregulares. E tudo vale a pena no final.
Nosso guia ajudará a tornar o processo o mais fácil possível, mas antes de resolvermos os problemas de interferência, precisamos confirmar que a interferência é realmente a causa dos seus problemas sem fio.

Como saber se você tem interferência sem fio

Para fazer isso, vejamos os sintomas da interferência sem fio:
  • Os dispositivos Wi-Fi e Bluetooth não se conectam ou não permanecem conectados
  • As conexões são lentas, mesmo com internet rápida
  • A intensidade do sinal sem fio é baixa
  • Os fones de ouvido e alto-falantes Bluetooth sofrem pulos e interrupções no áudio ou emitem sons estranhos que não deveriam estar lá
  • O movimento do ponteiro é irregular ao usar um mouse Bluetooth
  • A entrada de teclas fica lenta ao usar um teclado Bluetooth
Se o seu Mac sofrer uma ou mais dessas coisas, é provável que você tenha um problema de interferência. Então, vamos começar a consertar.

Como eliminar a interferência sem fio no Mac

Se o seu Mac for o único dispositivo em sua casa que sofre interferência sem fio, pode haver soluções mais rápidas e eficazes para o seu problema do que eliminar completamente a interferência.
Não estamos sugerindo que essas são soluções melhores; certamente seria ideal erradicar a interferência, se puder. Mas se você está precisando de tempo e precisa de uma solução fácil, eles podem ser bons o suficiente por enquanto.
Primeiro, executaremos essas soluções.

Preencher a lacuna

A etapa mais simples que você pode executar para corrigir o Wi-Fi fraco ou não confiável é mudar para uma conexão com fio. Se o seu Mac estiver próximo ao seu roteador Wi-Fi e tiver uma conexão Ethernet, conecte-o.
Isso fornecerá a conexão de rede mais rápida e estável possível. Ele também dará prioridade ao seu Mac em relação a outros dispositivos em casa, portanto, quando outros estiverem online, você realmente não deve perceber.
Se uma conexão com fio não for possível por qualquer motivo, tente aproximar o Mac do seu roteador. Quanto mais longe estiver, maiores serão as chances de interferência. O mesmo vale para periféricos Bluetooth.

Alterar as configurações do roteador

Se uma conexão sem fio é uma obrigação, você pode achar que é necessário alterar as configurações do roteador. Os dispositivos Wi-Fi e Bluetooth usam a banda de 2,4 GHz como padrão, mas os roteadores modernos também suportam a banda de 5 GHz.
Verifique se o seu Mac consegue se conectar à banda de 5 GHz, que não deve ser tão congestionada quanto a banda de 2,4 GHz. Você também pode tentar dividir essas bandas (a maioria dos roteadores combina as duas) em duas redes sem fio diferentes e garantir que o seu Mac se conecte à de 5 GHz.
Você também pode tentar mudar seu canal de Wi-Fi manualmente. A maioria dos roteadores procura por interferência e define o melhor canal para você durante a inicialização ou após uma redefinição, mas as opções manuais de canal podem ajudar.
Infelizmente, não podemos detalhar como você deve fazer essas coisas, porque cada fabricante de roteador usa sistemas de gerenciamento diferentes. Você precisará consultar o manual do roteador para obter ajuda.

Eliminar os encrenqueiros

Se nenhuma das soluções acima funcionar para você, você precisará descobrir o que está causando interferência sem fio e impedir que você desfrute de uma conexão Wi-Fi forte e estável no seu Mac.

Aqui estão algumas das coisas que podem causar problemas:

  • Cabos de força
  • Microondas e outros aparelhos
  • Câmeras de segurança sem fio
  • Telefones sem fio
  • Dispositivos USB 3 e Thunderbolt 3
  • Objetos de metal
  • Obstruções físicas, como concreto e metal em suas paredes
Comece assegurando que o seu Mac esteja o mais longe possível dessas coisas. Mova telefones sem fio e objetos de metal e use cabos blindados com menor probabilidade de emitir interferência, se puder. Se você possui um Mac mini, MacBook ou Mac Pro, não coloque coisas em cima deles.
Você também precisará garantir que seu roteador também esteja livre de objetos problemáticos – e que o caminho entre o roteador e o Mac seja o mais claro possível.

Fortaleça sua rede

Se você não conseguir identificar uma fonte óbvia de interferência, pode ser que algo em sua casa esteja causando isso. Como observamos anteriormente, concreto, metal e muito mais podem bloquear um sinal forte.
Se você achar que possui Wi-Fi fraco em certas áreas da sua casa, talvez mesmo em apenas um quarto, é provável que esse seja o problema. Consertá-lo pode ser difícil, mas certamente não é impossível.
As soluções mais fáceis e acessíveis para esse problema são sistemas Wi-Fi mesh, como o Google ou Netgear – ou extensores Wi-Fi de linha elétrica, como os da TP-Link .
Todos eles podem fornecer maior cobertura Wi-Fi do que apenas um roteador, ajudando a eliminar pontos fracos de Wi-Fi e interferências em sua casa.
Caso contrário, considere ter uma nova linha – ou pelo menos uma segunda conexão com a linha existente – instalada perto do Mac, para que seja possível uma conexão com fio.

Sobre o autor

Grupo Xfone

Deixe um comentário