Instagram tem hoje oficialmente lançado o “Reels”, um novo conjunto de serviços de vídeo de forma curta para TikTok rival, em mais de 50 países, incluindo os EUA, Índia, França, Alemanha, Japão, Austrália, e as bobinas do Reino Unido é parte da câmera Instagram do aplicativo existente do Instagram.
O Instagram diz que os Reels são “uma nova maneira de criar e descobrir vídeos curtos e divertidos”. O serviço possui a capacidade de gravar e editar vídeos com vários clipes de 15 segundos com músicas da biblioteca do Instagram, efeitos de RA e várias novas ferramentas de edição criativa. Os rolos podem ser compartilhados com os seguidores no “Feed”, ou para contas públicas, disponibilizados a todos os usuários em todo o mundo através de um novo espaço no “Explore”. A diferença mais significativa dos Reels em relação ao TikTok é, supostamente, sua ligação com o ecossistema abrangente do Instagram.
No mês passado, foi relatado que o Instagram estava oferecendo incentivos financeiros significativos aos criadores do TikTok para convencê-los a mudar para o Reels. Alega-se que os pagamentos de incentivos para alguns sejam “centenas de milhares de dólares”, com os pagamentos mais altos para criadores que se comprometem a postar seus vídeos exclusivamente na Reels. A mudança foi uma indicação clara de que o Instagram vê o Reels como um concorrente direto do TikTok. Em abril, o YouTube anunciou o “Shorts”, um novo serviço que também replicará o formato de vídeo curto para competir com o TikTok.
“Acho que o TikTok merece muito crédito pela popularização de formatos neste espaço, e é apenas um ótimo trabalho”, disse ao The Verge o diretor de produtos do Instagram, Robby Stein . “Mas, no final das contas, dois produtos não são exatamente iguais, e os nossos também não. “